Dentista Ricardo Cavres decide ilustrar uma receita para ajudar paciente analfabeta

Segundo informações, o dentista decidiu montar a ilustração depois de descobrir que a paciente de 60 anos estava tomando os medicamentos de maneira errada por não saber ler.

O dentista Ricardo Cavres é um daqueles profissionais que fazem a diferença, e dessa vez ele decidiu ir além da sua responsabilidade. Durante uma consulta com uma paciente de 60 anos, ele percebeu enquanto conversavam que a paciente não estava tomando as medicações para baixar a pressão arterial corretamente e por esse motivo os remédios não estavam fazendo o efeito desejado.

E ainda durante a conversa, Ricardo pode entender que dona Cris não estava conseguindo seguir as orientações passadas pelo médico por não ser alfabetizada e então, decidiu ajudá-la ilustrando a receita.

“Descobri que era porque ela não era alfabetizada e não entendia como seguir a receita do médico. Então, resolvi fazer esse desenho pra que ela entendesse”, contou Ricardo.

Disposto a ajudar sua paciente, o dentista decidiu fazer a ilustração na mesma hora, durante sua consulta. Ele conta que pegou algumas imagens da internet e tirou fotos das embalagens que ela tinha consigo, montou um esquema didático para explicar como ela deveria tomar os remédios, imprimiu e explicou a ela o passo a passo do que tinha feito.

“Tirei foto das embalagens, peguei imagens do Google e segui a receita! Montei na mesma hora, imprimi, e a fiz entender, repetir, garantir que de fato ela entendeu, e só então ela foi liberada”, explica o profissional.

O caso aconteceu na semana passada, no consultório odontológico de Ricardo, na cidade de Salvador.

Dona Cris foi até o dentista Ricardo para extrair um dente

A paciente tinha consulta agendada com Ricardo para extrair um dente, no entanto, sua pressão arterial continuava muito alta, mesmo ela garantindo que havia procurado um médico do posto de saúde e que estava tomando os remédios receitados por ele. Ao conferir mais detalhes sobre isso, o dentista pode finalmente entender o que estava acontecendo e os motivos para a pressão da paciente continuar tão alta (mesmo ela tomando os remédios).

Por não saber ler, ela não conseguia entender e seguir as orientações que estavam na receita passada pelo médico, o que a impedia de fazer o tratamento de maneira correta.

Durante a consulta, Ricardo se lembrou que ela não sabia ler ou escrever, pois havia lhe dito isso em sua primeira consulta e nessa hora entendeu o que estava acontecendo e decidiu que precisava ajudar. Para ele, um profissional de saúde que deseja realizar um bom atendimento, não pode simplesmente se ater aos certificados e diplomas na parece, mas precisa procurar entender o que se passa de fato com o seu paciente.

“O profissional de saúde que busca a excelência no atendimento, não é aquele que investe apenas em certificados e diplomas na parede – apesar de ser muito importante investir nisso – mas sim aquele que busca entender o seu paciente. Mas entender de verdade. Que enxerga o ser humano à sua frente, com seus medos, anseios e limitações. Que se dispõe a cuidar dele, da sua saúde, da sua vida! Que busca, sobretudo, ser humanizado!”, finalizou Ricardo.

Ricardo Cavres aguarda o retorno da paciente nos próximos dias, para novamente conferir sua pressão e poder realizar a extração de dente.